3.16.2006

Tabaco e baixas expectativas

Andava num zapping desenfreado (entre a rtp1 e a rtpaçores) quando me deparo com uma reportagem sobre a cidade Guarda. Aguço os sentidos e tremo. Notícias da minha banda são sempre más. Tiros, pobreza, corrupção... Não muito diferente do resto do país, acedo, mas quando se trata do que conhecemos melhor... Bom, nada a temer. A reportagem era sobre a Cerci, seu aniversário e de como o festejaram na Instituição em (soa estranho, mas porquê dizer "na Guarda" se não digo "na Lisboa?") Guarda. Mostraram uma banda de hip hop feita por utentes da instituição (acompanhados por um professor de música) que é um sucesso, em que todos os elementos se sentem satisfeitos e investem numa actividade que os realiza e estimula. Tudo bem, aplaudo emocionado. Até têm um clip vídeo. E aqui tudo se complica. Não porque me impressionem as deficiências motoras ou mentais notadas no clip, nada disso. A música era uma balela anti tabagista. "deixa o tabaco, diz não obrigado, pôe o tabaco de lado".
Erro 1: Põem putos que devido à descriminação já têm dificuldades em inserir-se socialmente, a fazer o papel de moralista. Este papel não é integrador, não.

Erro 2: Assume-se que "os miúdos são uns coitadinhos e então vamos lá pô-los a escrever sobre temas batidos, sem piada e óbvios".

Erro 3: Um jovem sem qualquer défice que se sinta inclinado a fumar e vê
este clip e...
Erro 4: por favor! O puto que cantava na banda , até tinha atitude o puto, era tetraplégico. Óbvio que não fuma, a não ser que a mãe lhe dê umas passas.

A ideia é boa, mas o problema é que no conteúdo subvaloriza-se sempre determinadas populações , criando sempre baixas expectativas das suas potencialidades. Neste caso, não os podiam pôr a rappar/berrar acerca das dificuldades em andar numa cadeira de rodas na cidade (seja ela qual fôr) em Portugal)? Ou a cortar nos "burros" que os discriminam?

The Hell´s road is paved with good intentions.

2 comentários:

Vitorcostalima@gmail.com disse...

Dou-lhe razão...
Há melhores formas de vencer o tabagismo. Por exemplo, A Segurança Social não paga os tratamentos de desabituação tabágica! Visite os meus blogs...

PedromcdPereira disse...

Só faltava pôr a Segurança Social com mais essa despesa. Já basta pagar a tv cabpo a famílias necessitadas...

O consumo de tabaco é uma responsabilidade individual