7.25.2008

Em toda esta questão cultural e étnica

Há diferentes e erradas visões do problema. Esta minha que que vou tentar esboçar é também ela prenhe de estultícias. Os governos e as autarquias, por razões típicamente terceiro-mundistas, eleitoralistas e pior, por ignorância, tendem a encafuar os problemas social-demográficos numas caixas feias e aos montes. Merda com merda (como dizia o saudoso chouriço) dá merda. Não há aqui referência a raça, ou o que seja. Se os ciganos não querem suar muito para ganhar o sustento, eu compreendo-os, no fundo o problema de alguns ciganos é serem ricalhaços com pouco dinheiro (que é também um problema que eu aporto).

As políticas de realojamento não podem, e toda a gente o sabe, ser de tudo ao molho e fé no Senhor. Realojem-se famílias atendendo às peculiaridades de cada uma, de forma dispersa e o estado consegue mais facilmente controlá-las enquanto a sociedade ganha legitimidade para exigir determinados parâmetros de comportamento. Melhor que isso, em vez de serem várias famílias com comportamentos desadequados a pressionarem umas poucas, serão as famílias bem integradas a pressionar essa em particular a seguir uma caminho mais adequado. Obviamente que em casos extremos a Justiça deve funcionar como funcionou comigo no outro dia que me pus a cantar karaoke eram 10 para as seis da manhã de uma segunda feira.

Isto tudo é mesmo muito simples, agora vir para aí com discursos que os ciganos ou os beltranos têm que isto e têm que aquilo é perda de tempo. Enquanto juntos em grandes comunidades ouvem e cagam bem p'ró nosso querer que eles façam.


As coisas são fáceis de fazer, mas mais fácil é acusar e criar a tão bonita guerra de classes. O problema é que as políticas para darem resultado devem ser aplicadas com inteligência e severidade. O estado em Portugal tende a ser burro, o que é triste, mas esta constatação nada tem de demagógico, basta olhar e ver. Quem olha para aquilo na quinta da fonte e toma como medida apenas o reforço olicial só prova que até eu posso aspirar a ministro de qualquer coisa. Viva a democracia.

P.S. Não é que eu goste de entrar em casas onde se recebe RSI, com Tvcabo, PSp, Xbox, PS2... Mas all this hate talk às vezes enjoa e é demasiado fácil para a minha complicada cabeça. Cabeça essa à qual foi já apontada uma shotgun prateada empunhada por um indivíduo cigano.

Sem comentários: