1.18.2006

Ratos

Tenho ouvido (por vezes atónito!!!!) histórias épicas de ratos que sobem pelas sanitas e entram em casa das pessoas causando a rebaldaria. Tendo em conta que isto por vezes acontece em prédios (cheguei a ouvir a história da ratazana que subiu ao 23º andar), chego a duvidar da sanidade das pessoas que asseguram a veracidade destas façanhas roedoras (ah! que bem que me saiu esta!).

Por outro lado pensei: o rato está no esgoto, na porcaria comendo a porcaria, nadando na merda, bebendo alguma cerveja que vem pelo escoadouro. O que é que o fará subir pelo cano por onde caem os resíduos dos humanos!? Será que escolhe o cano por onde sai mais merda? Não vou utilizar mais esta palavra rude, ou arrisco-me a inquinar ainda mais esta posta. Será que para as pessoas deixarem de contar essas histórias, podemos dizer:" Ai entrou um rato pela tua sanita? Sabes que eles escolhem o cano por onde saem mais cm3 de detritos biológicos identificáveis?!".

Ainda que a escolha seja feita de forma aleatória, porque o fazem? Porque se gostam mesmo das descargas que levam no esgoto, imagino a decepção depois de um esforço sobre-animalesco (eh!" estou imparável) para conseguir subir por uma sanita tão escorregadia, como o são a maioria. O ratito lá vai, vaaaai, vaaaaaiiiiiii, e quando consegue saltar cá para fora da sanita aí está: um chão limpo a cheirar a detergente, sem nada de comestível num raio de vários centímentros. Parece-me bem que a primeira coisa que o rato faz, uma vez no chão da casa de banho humana, é virar a cabeça e levantá-la para admirar a impossível empresa em que gostaria de se empenhar: voltar para onde estava antes.

2 comentários:

Anónimo disse...

ih ih ih... Este texto fez-me lembrar um caso particularmente engraçado...
Gostei do que li. Vou "cuscar" mais vezes!
Joana

PedromcdPereira disse...

Estas histórias estão por toda a parte!