1.12.2006

Companheira

Por causa do meu trabalho tenho visto vários relatórios de que consta a palavra companheira/o. Serve esta para designar uma pessoa que vive com outra na mesma casa sem estar casado/a. Está mal. Já os camaradas do PC também gostam muito de chamar companheiras ás mulheres, assim como um quantidade apreciável de intelectualóides. Porquê? Já nem vou falar da alternativa "amante" que seria uma belíssima forma de designar a pessoa de quem se gosta e com quem se partilha a vida, porque o caríssimo Miguel Esteves Cardoso escreveu já sobre isto num dos seus artigos (não me peçam para dizer qual o livro em que li, porque ainda era pequeno e não ligava a essas merdas de nomes de livros). A ideia é a de que o português assassinou a palavra "amante" dando-lhe um significado erróneamente pejorativo. Eu cá acho muito bem que se use a palavra "namorada/o"(por exemplo) e deploro a "companheira/o". O que é isto? -Epá, camarada fui ali comer uma sandes de torresmos com a minha companheira. Ela é uma porreiraça. E a tua companheira como vai? -Agora é companheiro, decidi que a outra não bebia cerveja suficiente, e só dava 23 toques na bola.

Companheira/o vem de certeza de companhia, e deve significar radicalmente: a pessoa que acompanha, que faz companhia. Isto, além de tresandar a mofo e naftalina, cheira a lar de idosos.

A próxima revolução socio-familiar devia ser essa. A abolição das companheiras e companheiros. Há amigas, mulheres, namoradas, gajas que se andam a comer(riscar o que não interessa) . Companheiras não!

7 comentários:

PedromcdPereira disse...

Pois! Isso porque os portugueses "estragaram" a palavra, adulterando o significado. Amante quer dizer: namorada/o do/a adúltero/a , o que é mentira.

A Côca disse...

eu gosto mais daquela expressão "estão amantizados".

PedromcdPereira disse...

bleaaaaaa! Outra derivação bem feiosa...

Anónimo disse...

e esta: estão enamorados os pombinhos, ele já não dorme por causa dela. amam-se que é uma coisa louca, douda. e ainda esta(esta já deves ter ouvido): ela/e é tudo, é amigo/a, companheira/o e amante...é tudo e mais alguma coisa.

Anónimo disse...

pessoalmente gosto de amante, gosto bastante.

Anónimo disse...

O JENS LEKMAN DAVA O BRAÇO DIREITO PARA SER O SOMEONE LOVER

PedromcdPereira disse...

nunca ouvi cenas desse gajo. mas se ele quer ser o cão de alguém, imagino que não se importe de ser o someone lover.