3.24.2005

Estaline e Hitler: "Os visionários"

O novo governo tomou posse e anda tudo muito animado porque finalmente vamos ter o país a entrar nos carris(de que será feita a locomotiva e os carris?). O que é assaz interessante é este entusiasmo e esperança num governo Sebastianista, ou Cavaquista (Jesus!). Sim porque já comparam o estilo Sócrates com o estilo bolo-rei. Intrigante isso ser aventado nos jornais como algo de positivo. Pior ainda, quando são jornalista que eram implacáveis com o estilo do Cavaco e o consideravam como anti-democrático, e agora o melhor do mundo é ser como ele. Era coerente se víssemos escritas as coisas desta forma: "Estamos perdidos, Portugal está entregue ao totalitarismo"; "Sócrates pactua com forças e ideologias anti-democráticas"; "O regime austero e de desprezo pelo povo e média está de volta","Escondam os vossos filhos,o BOLO-REI está de volta!". Assim sim! Agora ver notícias de regozijo pelo regresso de um tipo de governar que era deplorado há uns anos, não é correcto.
Daqui a uns meses já haverá uns quantos descontentes, e aí vai voltar tudo ao normal com acusações, escândalos, desgraças, tachos, e o governo deixará de ter um estilo bom porque a imprensa o vai decidir. Terminará o "estado de graça" (não resisto: graça que nem uma cabaça). O governo anterior também deixará com o tempo de ser bode-expiatório o que levará o executivo actual a tomar medidas que possa apresentar ao povo e aos (tele)jornais. Mais insatisfação, porque as medidas são más e blá, blá, blá. Todos os ministros suspirarão ( que mal me soa) pelos meses do início da legislatura em que não faziam grande coisa e todos andavam felizes endereçando culpas de tudo o que corria mal ao anterior governo.
No fundo, o que Hitler e Estaline fizeram durante os seus mandatos foi prolongar o período de estado de graça. Não permitiram que a imprensa começasse a denegrir o seu estilo de governar (silenciando quem o fizesse),"apoiando" a imprensa mais amiga e colaboracionista, e arranjando bodes-expiatórios que serviam para qualquer situação incómoda: judeus, capital, religião, américa, narizes bicudos e orelhas de abano, etc...

Sem comentários: