8.24.2005

No patience

Os jornalistas estão a dar cabo de uma valiosa palavra, quando se trata de psicologia. Fogo está irremediavelmente ligado a: lavrar. Teste de associação de palavras (é dita uma palavra e o examinado deverá dizer a que lhe vier à cabeça) do criminoso sanguinário: faca-sangue
alguidar-afogar
porta-arrombamento
fogo-lavrar
Ora aqui está! Isto pode custar menos 5 anos a um assassino descompensado. Se quando confrontado com a palavra fogo, que gera normalmente as respostas mais fantásticas do ponto de vista da violência, estão a ver... Relatório: "Sr. dr. juiz o homem não pode ser assim tão mau já que no teste de associação até ligou fogo a lavrar." Vem o advogado de defesa e diz:"Como se sabe lavrar a terra é uma boa forma de prevenir fogos, o que revela a consciência moral e social do arguido."
O que nos vale é que este teste não é muito utilizado, e nunca em perícias.
Imagine-se agora o Rorschach (o das manchas) em que a pessoa percebe no cartão uma grande labareda a arder, pode racionalizar e dizer: "qualquer coisa a lavrar".

Lavrar, lavrar! Inventem uma, mas não estraguem a palavra fogo.

4 comentários:

Mono disse...

e o "cenário dantesco"?

PedromcdPereira disse...

Bom, o "cenário dantesco" já devia dar direito a forca.O pior é que já não se refere o cenário dantesco só em situações de fogos! Qualquer dia já estou a ver o Gabriel Alves a olhar para um relvado em mau estado e a dizer: "Caros telespectadores aqui estamos neste inacreditável "cenário dantesco" para esta partida de futebol."

El Mo disse...

O último jogo do benfica reflete exatamente esse cenário, onde fomos completamente lavrados

PedromcdPereira disse...

Poça Mó, eu não o diria melhor...